sexta-feira, 26 de outubro de 2007
Sublime - Sublime
A vida curta do Sublime começou em 1988, quando Brad Nowell e seu amigo de faculdade, Eric Wilson, criaram uma banda na Califórnia. Bradle na guitarra, Eric no baixo e mais Floyd Bud Gaugh na bateria. O guitarrista tinha tido um contato com o reggae anos antes e levou a influência ao som do grupo, que misturava ainda hip hop, punk, ska, funk e heavy metal.
O começo da banda foi bem parecido com outras surgidas na Califórnia. Muitos shows em pequenos espaços até chamar atenção de cada vez mais pessoas. Em 1992, o grupo gravou o primeiro disco, “40. Oz of Freedom”, por um selo independente, o Skunk Records. A maioria das composições é do próprio Brad, há dois covers, “We’re Only Gonna Die”, do Bad Religion, e “Hope”, do Descendents. As vendas foram boas para a forma independente, 30 mil cópias só nos shows. Foi na época da turnê do disco que Brad começou a se viciar em heroína.
O vício começou a dar problemas após o lançamento do segundo disco, “Robbin’ The Hood”. A música “Date Rape” tocou muito em rádio local e chamou atenção da MCA Records, mas no dia da negociação do contrato, Brad chegou bêbado e drogado com seu cachorro, que defecou na sala. Mesmo assim o contrato foi assinado.
Em 1995, o grupo começou a gravação do terceiro álbum, “Sublime”. No meio da produção, Brad teve um filho e os problemas com o vício em heroína pioraram. Com isso, ele decidiu se internar em uma clínica de reabilitação durante seis meses. A comemoração de sua saída foi em 1996, com uma festa regada a heroína. Em maio daquele ano, ele se casou com a mãe de seu filho, Troy Dendekker, sem direito à lua de mel, Brad iniciou a turnê com o Sublime.
Sete dias depois do casamento, Brad foi encontrado morto no quarto de hotel por overdose de heroína. Os integrantes da banda decidiram que não dava para continuar a tocar no Sublime sem Brad e colocaram um fim nas atividades. O disco “Sublime” foi lançado em julho e vendeu impressionantes 4 milhões de cópias.
Mesmo sem tocar juntos, algumas músicas se tornaram enormes sucessos, como “What I Got”, “Santeria” e “Wrong Way”, alguns discos ao vivo ou com gravações inéditas chegaram a serem lançados e, em 1999, Bud e Eric formaram o grupo Long Beach Dub AllStars e continuaram a carreira na música.
Essa é uma curta biografia de uma banda que foi muito boa e eu ainda escuto.
Faixas:
01. Garden Grove
02. What I got
03. Wrong Way
04. Same in the End
05. April 29, 1992 (Miami)
06. Santeria
07. Seed
08. Jailhouse
09. Pawn Shop
10. Paddle Out
11. The Ballad Of Johnny Butt
12. Burritos
13. Under My Voodoo
14. Get Ready
15. Caress Me Down
16. What I Got (reprise)
17. Doin' Time
Aqui para baixar
Assinar:
Postar comentários (Atom)
Nenhum comentário:
Postar um comentário